O Poder da Mentoria no Processo de Fortalecimento de Negócios Digitais

image1

Você sabia que os brasileiros passam, em média, 10 horas e 8 minutos por dia conectados? Isso garante ao Brasil a segunda posição global dentre os países que mais gastam tempo na Internet.

image1

A realidade de hoje é resultado da rápida ampliação do acesso à Internet e à criação de soluções online para trabalho, consumo e entretenimento.

Com uma simples busca no navegador e a alguns cliques de distância, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode encontrar informações, produtos e serviços que deseja.

image6

Agora, pense com a gente: As pessoas passam cada vez mais tempo online. E são elas que ocupam o lugar de “consumidores” na relação com as empresas. Para atrair a atenção de potenciais consumidores, é necessário estar onde eles estão, concorda?

Estamos vivendo uma verdadeira revolução digital – com transformações intensas no padrão de consumo da população e um novo mar de oportunidades para escalar negócios.

Se você quer entender como utilizar a Mentoria para fortalecer sua presença no digital e transformar o rumo do seu negócio, continue a leitura.

A importância de uma presença forte no digital

O presente é digital. E o futuro mais ainda.

Durante a pandemia do Coronavírus, você deve ter percebido mudanças no funcionamento de empresas dos mais variados nichos, bem como na relação destas com os seus consumidores.

E muitas dessas mudanças estão diretamente relacionadas com a presença dessas empresas no digital.

Aqui, incluímos negócios que já surgiram no online e precisaram aprimorar seus processos, e aqueles que estavam somente no offline e precisaram se transformar completamente.

image5

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Samba Digital apontou que, com a pandemia, 45,7% das empresas brasileiras implementaram estratégias de transformação digital.

Leia também: As 3 Lições Mais Importantes Para os Momentos de Crise no Seu Negócio

O foco deve estar na experiência do consumidor

Esse movimento de aprimoramento do digital segue uma demanda urgente: que as empresas repensem a forma de fazer negócio. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais uma redução de atritos, processos mais rápidos e experiências mais agradáveis com as marcas.

image3

Assim, todo o empenho destinado a fortalecer digitalmente uma empresa deve ter como foco principal fornecer soluções mais assertivas e personalizadas – que facilitem a vida do consumidor.

Por que isso pode ser um desafio para os donos de negócios?

A escalabilidade que o meio digital permite aos negócios não só é um mar de oportunidades, mas também de desafios.

A cada dia surgem novas estratégias para serem testadas e melhoradas. E para que estas funcionem é importante que exista uma integração – muito bem feita – de todos os processos e plataformas disponíveis.

image4

Por isso, além de uma mentalidade alinhada com o momento atual, é necessário experiência de mercado e conhecimento profundo sobre o tema. Nesse momento, poder contar com um mentor para te guiar é algo extremamente valioso.

Para que serve um mentor?

O mentor é um profissional com experiência de mercado em determinada área. Mas, mais do que isso, é alguém disposto a te guiar, para que você alcance resultados ainda melhores e não repita os mesmos erros.

image7

Vale ressaltar que, diferente de um curso ou treinamento, a mentoria é personalizada. O mentor não vai discutir assuntos genéricos e abrangentes. O que estará sempre em pauta é o seu problema específico e, juntos, vocês buscarão uma solução viável.

Como uma mentoria pode ajudar um negócio a se fortalecer no meio digital?

A maioria dos donos de negócios não estava completamente preparada para essa transição tão forte – e rápida – do offline para o online. É desafiador saber exatamente quais estratégias devem ser adotadas para captar clientes, nutrir essa relação e escalar seu negócio. Por vezes, acabam gastando dinheiro em operações ineficazes…

A mentoria é uma relação de aprendizado, com foco no desenvolvimento de competências específicas. Unindo o conhecimento com as experiências prévias do mentor, você conseguirá identificar o que precisa fazer para solucionar seu problema ou alcançar seu objetivo, criando um verdadeiro plano de ação.

Nesse plano de ação, o mentor te auxiliará a colocar no papel quais vão ser as medidas a serem tomadas, como e quando será feito, quais são os próximos passos e quais são barreiras a serem ultrapassadas.

image2

E agora, a melhor parte: Todo o processo discutido e elaborado com o mentor poderá ser replicado a cada nova ação, seja esta de marketing, gestão ou vendas. E você estará preparado para interpretar, mais uma vez, os dados obtidos. A partir dessa interpretação, você vai conseguir estabelecer objetivos mais claros e estratégias mais assertivas.

Dessa forma, a mentoria te ajuda a transformar seu negócio digital em uma empresa lucrativa e com uma receita previsível, pronta para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. E você conseguirá organizar e metrificar seus avanços, entendendo o que é realmente importante para o crescimento da sua empresa.

Leia também: Por que a Mentoria Representa Uma Vantagem Competitiva às Organizações? 

Onde encontrar o mentor ideal?

O melhor lugar para você encontrar o mentor ideal é aqui na eMentor. Somos uma plataforma de educação profissional personalizada, focada na troca de experiências através de mentorias, para resolver desafios reais dos mais diversos negócios.

image8

Nós conectamos você aos melhores especialistas do mercado, em busca de melhorar uma skill, superar um desafio, ou ter um acompanhamento a longo prazo. Para isso, contamos com uma rede de mais de 200 mentores, com grande experiência em áreas como marketing, vendas, growth e gestão.

Desde janeiro de 2020, já ajudamos mais de 2.500 pessoas a tomar decisões melhores, aprimorar a mentalidade profissional e impulsionar seus negócios. A melhor parte: por um preço justo e acessível.

Nossos profissionais estão te esperando. E nós estamos ansiosos para ver você decolar como eles! Clique aqui e conheça nossos mentores.

Gostou? Compartilhe!