Como a mentoria representa vantagem competitiva para as organizações?

cytonn-photography-l3MMvRYdPhc-unsplash

Ao contar com a expertise de um profissional especialista, a mentoria é uma ferramenta que pode auxiliar um negócio a vencer obstáculos e beneficiar-se de  grandes oportunidades.

Alguns países já compreenderam o enorme potencial dessa ferramenta, e, nestes, seu uso tem sido extremamente frequente por empresas e organizações em programas de desenvolvimento humano e profissional.

image4

Aqui no Brasil, o valor desse recurso ainda é desconhecido por alguns. O resultado disso é que várias empresas estão deixando muito dinheiro na mesa.

Abaixo, vamos discutir como e por que a mentoria pode proporcionar vantagem competitiva aos negócios, sejam estes de pequeno, médio ou grande porte.

Complexidade dos negócios no Brasil

Abrir e administrar uma empresa não é simples.

nazareconfusamatematica

O dia-a-dia empresarial envolve a criação de produtos e serviços com força competitiva, formação de processos eficientes, gestão de projetos, construção de um quadro de funcionários e gestores preparados, e mais outras centenas de responsabilidades que vêm junto com o prazer de empreender.

image9

Você provavelmente conhece algum negócio que precisou ser fechado nos primeiros anos de funcionamento, não é? É comum pessoas criarem empresas sem ter noção completa da complexidade que um negócio pode atingir e cometerem muitos erros por falta de experiência. Isso torna o caminho que é naturalmente difícil, ainda mais confuso para todos os envolvidos.

Imagine todos os desafios passados da sua vida pessoal. Agora pense comigo: quantos destes teriam sido melhor resolvidos com a maturidade e o conhecimento que você possui hoje? Não acha que o mesmo pode ser aplicado aos negócios?

É melhor passar por todos os desafios sozinho ou contar com o apoio de alguém que já trilhou esse caminho, errou e acertou diversas vezes e está disposto a te direcionar de forma prática? É com esse intuito que surge a mentoria.

Leia também: As 3 lições mais importantes para os momentos de crise do seu negócio.

Como a mentoria pode ajudar um negócio a crescer?

giphy

A mentoria é um processo prático de crescimento profissional, que visa aprimorar o seu conhecimento de forma personalizada e mais efetiva ou resolver um problema específico.

Funciona da seguinte forma: alguém com mais experiência profissional em determinada área transmite conhecimento para alguém com menos experiência.

No caso dos empreendedores, a mentoria poderia ser feita juntamente com um outro empresário mais experiente e com resultados acumulados em sua carreira, que ocuparia a posição de mentor. Seu maior objetivo será ajudar a empresa e seus colaboradores a superar desafios, descobrir oportunidades e se fortalecer no mercado.

image1

Tanto novos negócios, quanto os que existem há anos, podem se beneficiar de uma mentoria. Essa ferramenta pode auxiliar negócios a encontrarem seus espaços e se prepararem para processos de expansão e instruir profissionais a traçarem seus caminhos como líderes fortes e inovadores, com maior capacidade de lidar com desafios e mudanças inesperadas.

Leia também: O Poder da Mentoria no Processo de Transformação dos Negócios Digitais.

Por que a mentoria é a melhor opção no contexto atual?

Os cursos e treinamentos convencionais são feitos de maneira bastante técnica, com conceitos puramente teóricos e abrangentes, que muitas vezes não terão aplicabilidade prática para o profissional.

Muitos empreendedores bem-sucedidos, desde fundadores de startups até CEOs de grandes corporações, já notaram as falhas desses programas convencionais de aprendizado. Por isso, optam por utilizar a mentoria como novo processo de crescimento profissional.

Inclusive, uma pesquisa da Forbes apurou que mais de 71% das empresas da Fortune 500 possuem programas de mentoria para desenvolvimento organizacional.

image8

Quando a mentoria é feita com um profissional experiente na posição de mentor e um profissional disposto a absorver orientações e críticas construtivas na posição de mentorado, pode gerar extrema vantagem competitiva para um negócio.

No contexto atual, esses cinco pontos fazem da mentoria uma ferramenta excepcionalmente completa para donos de negócios que buscam crescimento:

1. Solução de problemas

A vivência gera um conhecimento precioso. Assim, ter como orientador de decisões alguém que já enfrentou uma situação similar traz a possibilidade de buscar atalhos e atravessar os obstáculos com maior rapidez e êxito.

Além disso, um mentor com bagagem de carreira e resultados acumulados pode estimular um profissional mentorado a assumir novos riscos e enxergar as situações de formas inovadoras, adotando estratégias de resolução de problemas que antes não teriam cruzado a mente desse profissional.

image3

2. Visão de negócios e oportunidades

Por estarem imersos em seus próprios empreendimentos, alguns empreendedores têm dificuldade de dar aos movimentos do mercado externo a mesma atenção que dão aos processos internos de sua empresa.

Ocorre que, o ambiente externo de mercado no qual uma empresa está inserida é extremamente relevante para a força deste negócio e precisa ser sempre muito bem analisado.

Um mentor, por ser um profissional com maior experiência, traz consigo um olhar mais preciso para novas oportunidades de mercado e ajuda diretamente no desenvolvimento da visão de negócios, em busca da expansão do empreendimento.

image5

3. Networking

Quem ocupa a posição de mentor é sempre uma pessoa especialista em determinada área, com vasta experiência de mercado e resultados acumulados em sua carreira. O contato com um profissional desse nível gera um networking de extremo valor, a curto e longo prazo.

image7

4. Melhoria do ambiente corporativo

Ao fortalecer a capacidade de liderança de um empreendedor, a mentoria tem potencial de melhorar o ambiente corporativo como um todo. Isso porque, o desempenho do líder é determinante para o sucesso de uma equipe. Um líder preparado, além de servir como forte exemplo de cultura da organização, é capaz de guiar sua equipe e fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso das operações.

image2

5. Viabilização de ideias

Dentro do dia-a-dia empresarial, é comum que surjam muitas ideias que não estão necessariamente organizadas ou não são viáveis de serem colocadas imediatamente em prática. Nesse caso, o mentor tem a experiência necessária para tornar essas ideias produtivas e possíveis de serem aplicadas, viabilizando o crescimento do negócio.

image6

Onde encontrar um bom mentor?

A eMentor é uma plataforma de educação profissional personalizada, focada na troca de experiências através de mentorias, para resolver desafios reais dos mais diversos negócios.

Nós conectamos você aos melhores especialistas do mercado, em busca de melhorar uma skill, superar um desafio, ou ter um acompanhamento a longo prazo. Para isso, contamos com uma rede de mais de 200 mentores, com grande experiência em áreas como marketing, vendas, growth, gestão e outras.

Desde janeiro de 2020, já ajudamos mais de 2.500 pessoas a tomar decisões melhores, aprimorar a mentalidade profissional e impulsionar seus negócios. A melhor parte: por um preço justo e acessível.

Nossos profissionais estão te esperando. E nós estamos ansiosos para ver você decolar como eles! Clique aqui e conheça nossos mentores.

Gostou? Compartilhe!