As 3 Lições Mais Importantes Para os Momentos de Crise do Seu Negócio

image6

Uma das características mais marcantes dos brasileiros é a adaptação – que nada mais é do que a habilidade de contornar um desafio com criatividade e resiliência.

Em sua trajetória profissional, você com certeza irá se deparar com frequentes momentos de crise. E para que seu negócio continue crescendo, é necessário que você aprenda a enxergar as oportunidades escondidas. 

image3

Pensando nisso, trouxemos três lições básicas (mas extremamente poderosas), que você deve ter sempre em mente nesses momentos:   

1. A oportunidade está nas soluções pensadas para o cliente.

Engana-se quem pensa que os esforços de uma empresa devem estar voltados somente para o produto ou serviço que essa oferece.

Para contornar os momentos de crise de forma eficiente, a empresa deve primeiramente se preocupar com as necessidades do seu cliente. Partindo disso, pode buscar produtos e serviços que realmente atendam a essas necessidades.

Isso é verdade dentro ou fora de um momento de crise. Mas, quando dentro, deve ser levado ainda mais a sério – pois os riscos estão muito altos.

Você precisa conversar com o seu cliente

Não importa se o seu negócio é B2C  e lida diretamente com o consumidor ou se é B2B e lida com outra empresa: Você trabalha com pessoas. E todas as pessoas têm problemas, dores, necessidades e demandas que precisam ser atendidas.

image4

Por isso, uma das coisas mais importantes que todo empreendedor deve fazer é conversar com seus clientes. Entenda a situação que eles estão passando. Conheça as dificuldades que eles têm. Descubra no que exatamente eles precisam de ajuda. O que eles desejam. A partir desse contato você terá diversas oportunidades de atuação. 

Ofereça a solução que seus clientes precisam

Pode ser que, em poucas conversas, você não consiga identificar alguma oportunidade real para o seu negócio. Mas, isso não significa que a oportunidade não existe.

Na verdade, significa que você precisa conversar ainda mais com essas pessoas que usam o seu produto ou serviço – e aprofundar ao máximo essa conversa

image6

Busque entender o que eles gostam ou não gostam, o que existe de comum entre todos eles e como você pode melhorar suas vidas.

2. A oportunidade nem sempre está fora do seu negócio.

Nos momentos de crise, a oportunidade de melhoria pode estar dentro dos nossos negócios – mesmo que não estejamos vendo.

Quem é empreendedor sabe que nenhum negócio funciona sem processos. Para uma empresa rodar, todas as suas áreas devem ter processos muito bem estruturados e que estejam claros para todos os membros da equipe.

Acontece que, mesmo que um processo tenha funcionado por alguns anos, existe o risco dele se tornar desatualizado – e acabar prejudicando o andamento da empresa.

image2

Mas, perceber isso não é assim tão simples. Por ter funcionado por um tempo, as chances são grandes desse processo estar quase que consolidado no DNA da empresa – tornando muito difícil identificar a falha.

Por isso, aí vai a dica: fuja da zona de conforto e reveja absolutamente todos os processos do seu negócio. Isso pode representar uma grande oportunidade da sua empresa sair transformada (e melhorada) da crise.

Analise as atribuições da sua equipe, a maneira de manter o estoque, o jeito de fazer os pedidos, o relacionamento com o cliente… tudo o que envolve o seu negócio precisa ser repensado.

image5

Uma ótima maneira de fazer isso é escrevendo e desenhando o passo a passo em um papel, para que você tenha uma visão ampla e detalhada de tudo. Com isso em mãos, você poderá: 

  • Eliminar o que pode ser eliminado.
  • Atualizar o que está desatualizado.
  • Facilitar o que está muito engessado.
  • Organizar o que pode ser organizado.

3. A experiência de outros profissionais é algo valioso.

A experiência de outros empreendedores pode te ajudar muito nesse momento – tanto seus erros, quanto seus acertos. Por isso, uma ótima opção é conversar com mentores, que são profissionais extremamente experientes no mercado e que já viveram muitos desafios em suas próprias carreiras.

image1

 A mentoria é um processo prático de crescimento profissional, que visa aprimorar o seu conhecimento de forma personalizada ou resolver um problema específico. 

Por ser um processo individual, o mentor vai analisar o seu caso e criar um verdadeiro plano de ação para que seu negócio contorne a crise – seja ela externa ou interna.

Nesse plano de ação, o mentor te vai te auxiliar a colocar no papel quais vão ser as medidas a serem tomadas, como e quando será feito, quais são os próximos passos e quais são barreiras a serem ultrapassadas.

Leia também: Por Que a Mentoria Pode Representar Vantagem Competitiva às Organizações?

Onde encontrar o mentor ideal?

O mentor ideal você encontra na eMentor.

Somos uma plataforma de educação profissional personalizada, focada na troca de experiências através de mentorias – para resolver desafios reais dos mais diversos negócios.

Ace Ventura Help

Diante da nossa rede de mais de 200 mentores parceiros, conseguimos conectar você aos melhores especialistas do mercado.

Já ajudamos mais de 2.500 pessoas a tomar decisões melhores, aprimorar a mentalidade profissional e impulsionar seus negócios. A melhor parte: por um preço justo e acessível.

Clique aqui e conheça nossos mentores.

Gostou? Compartilhe!