As 3 Lições Mais Importantes Para os Momentos de Crise do Seu Negócio

Uma das características mais marcantes dos brasileiros é a adaptação – que nada mais é do que a habilidade de contornar um desafio com criatividade e resiliência.

Em sua trajetória profissional, você com certeza irá se deparar com frequentes momentos de crise. E para que seu negócio continue crescendo, é necessário que você aprenda a enxergar as oportunidades escondidas. 

Pensando nisso, trouxemos três lições básicas (mas extremamente poderosas), que você deve ter sempre em mente nesses momentos:   

1. A oportunidade está nas soluções pensadas para o cliente.

Engana-se quem pensa que os esforços de uma empresa devem estar voltados somente para o produto ou serviço que essa oferece.

Para contornar os momentos de crise de forma eficiente, a empresa deve primeiramente se preocupar com as necessidades do seu cliente. Partindo disso, pode buscar produtos e serviços que realmente atendam a essas necessidades.

Isso é verdade dentro ou fora de um momento de crise. Mas, quando dentro, deve ser levado ainda mais a sério – pois os riscos estão muito altos.

Você precisa conversar com o seu cliente

Não importa se o seu negócio é B2C  e lida diretamente com o consumidor ou se é B2B e lida com outra empresa: Você trabalha com pessoas. E todas as pessoas têm problemas, dores, necessidades e demandas que precisam ser atendidas.

Por isso, uma das coisas mais importantes que todo empreendedor deve fazer é conversar com seus clientes. Entenda a situação que eles estão passando. Conheça as dificuldades que eles têm. Descubra no que exatamente eles precisam de ajuda. O que eles desejam. A partir desse contato você terá diversas oportunidades de atuação. 

Ofereça a solução que seus clientes precisam

Pode ser que, em poucas conversas, você não consiga identificar alguma oportunidade real para o seu negócio. Mas, isso não significa que a oportunidade não existe.

Na verdade, significa que você precisa conversar ainda mais com essas pessoas que usam o seu produto ou serviço – e aprofundar ao máximo essa conversa

Busque entender o que eles gostam ou não gostam, o que existe de comum entre todos eles e como você pode melhorar suas vidas.

2. A oportunidade nem sempre está fora do seu negócio.

Nos momentos de crise, a oportunidade de melhoria pode estar dentro dos nossos negócios – mesmo que não estejamos vendo.

Quem é empreendedor sabe que nenhum negócio funciona sem processos. Para uma empresa rodar, todas as suas áreas devem ter processos muito bem estruturados e que estejam claros para todos os membros da equipe.

Acontece que, mesmo que um processo tenha funcionado por alguns anos, existe o risco dele se tornar desatualizado – e acabar prejudicando o andamento da empresa.

Mas, perceber isso não é assim tão simples. Por ter funcionado por um tempo, as chances são grandes desse processo estar quase que consolidado no DNA da empresa – tornando muito difícil identificar a falha.

Por isso, aí vai a dica: fuja da zona de conforto e reveja absolutamente todos os processos do seu negócio. Isso pode representar uma grande oportunidade da sua empresa sair transformada (e melhorada) da crise.

Analise as atribuições da sua equipe, a maneira de manter o estoque, o jeito de fazer os pedidos, o relacionamento com o cliente… tudo o que envolve o seu negócio precisa ser repensado.

Uma ótima maneira de fazer isso é escrevendo e desenhando o passo a passo em um papel, para que você tenha uma visão ampla e detalhada de tudo. Com isso em mãos, você poderá: 

  • Eliminar o que pode ser eliminado.
  • Atualizar o que está desatualizado.
  • Facilitar o que está muito engessado.
  • Organizar o que pode ser organizado.

3. A experiência de outros profissionais é algo valioso.

A experiência de outros empreendedores pode te ajudar muito nesse momento – tanto seus erros, quanto seus acertos. Por isso, uma ótima opção é conversar com mentores, que são profissionais extremamente experientes no mercado e que já viveram muitos desafios em suas próprias carreiras.

 A mentoria é um processo prático de crescimento profissional, que visa aprimorar o seu conhecimento de forma personalizada ou resolver um problema específico. 

Por ser um processo individual, o mentor vai analisar o seu caso e criar um verdadeiro plano de ação para que seu negócio contorne a crise – seja ela externa ou interna.

Nesse plano de ação, o mentor te vai te auxiliar a colocar no papel quais vão ser as medidas a serem tomadas, como e quando será feito, quais são os próximos passos e quais são barreiras a serem ultrapassadas.

Leia também: Por Que a Mentoria Pode Representar Vantagem Competitiva às Organizações?

Onde encontrar o mentor ideal?

O mentor ideal você encontra na eMentor.

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