4 perfis de concorrência para você identificar a sua.

Peças de xadrez

É primordial identificar os potenciais e as fragilidades do seu negócio, com o objetivo de encontrar alternativas que guiem a empresa a ter um melhor posicionamento no mercado. Seu foco deve estar sempre em maximizar o posicionamento da sua empresa.

Uma ótima forma de fazer isso é estar atento aos concorrentes e buscar se diferenciar deles, entendendo a importância de ouvir o consumidor e o que ele espera, para que se sinta totalmente satisfeito com o produto adquirido.

O resultado dessas ações será uma maior vantagem competitiva para o seu negócio.

Mas e se o mercado em que a sua empresa atua ainda for nascente? Ou seu produto/serviço venha a ser diferente o suficiente para que você não tenha competidores diretos?

“Não tenho competidores ou concorrentes” é uma frase proibida para empresas. Não existir empresas iguais a sua não te livra nem um pouco da competição do mercado.

Lembre-se que as empresas prosperam atendendo as necessidades de seus clientes, e mesmo que sua oferta seja única, com certeza existem outras formas de atender às mesmas necessidades, até mesmo com produtos e serviços diferentes. Veremos o caso da Netflix! 

Quando identificamos o perfil dos concorrentes em potencial, fica mais simples observar o que é necessário mudar e melhorar, para assim, construir o diferencial do seu negócio, e também prevenir possíveis problemas na estratégia de vendas.

Por esse motivo, identificar os concorrentes e não perder o lado competitivo fará de você um empreendedor atualizado e ciente de tudo que acontece, o que contribui para o sucesso do seu negócio.

Nesse contexto, Alexandre Uehara, mentor da eMentor, professor de MBA em Inovação, Empreendedorismo e Startups, destrinchou o tema “concorrência” em alguns tópicos.

IMG: Mentor - Alexandre Uehara

Ele acredita que em um mundo cada vez mais digital onde a velocidade dos acontecimentos está cada vez mais rápido e a distância entre os concorrentes está cada vez menor, é preciso acompanhar as tendências de mercado e as tecnologias constantemente.

Quer saber mais? Então nos acompanhe nesse artigo, e aprenda tudo o que você precisa saber sobre concorrência.

Você vai ler:

  1. Tipos de concorrência
  2. Criando um modelo de análise
  3. Acompanhe sua concorrência de perto
  4. Como a mentoria pode te ajudar com a concorrência

1. Tipos de Concorrência

Ao contrário do que muitos pensam, não existe somente um tipo de concorrência. No mercado, podemos analisar a concorrência como direta ou indireta.

Mas o que cada uma delas significa?

GIF: Well, what do you think of that?

  • Concorrência direta: acontece quando as empresas vendem produtos iguais, com o objetivo de atingir o mesmo nicho de mercado dentro do mesmo ramo.
    Elas oferecem os mesmos produtos/serviços, na mesma faixa de preço, utilizando pontos de venda parecidos e têm tipos de parcerias semelhantes, tendo então, o mesmo tipo de consumidor e o mesmo nicho de mercado.
  • Concorrência indireta: são empresas que vendem produtos diversos, sendo alguns similares, com o objetivo de resolver o mesmo problema do consumidor.

2. Criando um Modelo de Análise

Além de identificar o tipo de concorrência, é necessário um modelo de análise, para identificar especificamente cada concorrente.

IMG: 5 passo para aproveitar sua análise de concorrentes

São quatro tipos, que são divididos de acordo com a forma em que o produto/serviço é ofertado e para quem. São eles:

Concorrência de marca

Esses são os mais fáceis de identificar.

São concorrentes diretos, porque oferecem itens parecidos para o mesmo tipo de consumidor e com preço semelhante. Como exemplo, podemos citar a concorrência entre o Mc Donald´s e o Burger King.

Gráfico: O rei e o palhaço

Concorrência Setorial

Esse tipo é indireto, e oferece produtos no mesmo mercado ou na mesma categoria, mas que não precisam ser exatamente substitutos diretos.

Um bom exemplo seria duas empresas que vendem roupas de cama, porém uma vende roupas de cama mais caras de luxo, e a outra não.

Dessa forma, a concorrência se torna esporádica.

Concorrência de forma

São aqueles que vendem produtos que atendem a uma mesma necessidade básica.

Por exemplo, a maior parte das pessoas vê como principais concorrentes da Netflix, outras plataformas de streaming como Disney+ e HBO Max.

Mas em janeiro de 2019, a Netflix surpreendeu o mercado com a afirmação de que teme a concorrência do jogo Fortnite mais do que a de seus concorrentes diretos, como Hulu e HBO.

Isso acontece porque ambas as empresas resolvem o mesmo problema e têm o mesmo objetivo, que é competir pelo maior tempo de tela do consumidor.

Fortnite vs Netflix

“Existem milhares de competidores neste mercado altamente fragmentado que competem por entreter os consumidores… O nosso crescimento é baseado em quão boa é a nossa experiência em comparação a todas as outras experiências de tempo de tela as quais os consumidores possam escolher.

Nós ganhamos em tempo de tela do consumidor, tanto no mobile quanto na televisão, de uma grande variedade de competidores. Nós competimos (e perdemos) para o Fortnite mais do que para o HBO.”

Concorrência genérica

Aqui entram todas as empresas que disputam o dinheiro do consumidor entre si.

Dessa forma, quando uma pessoa vai ao shopping comprar um presente de natal para uma criança ela pode escolher, por exemplo, entre um brinquedo ou uma peça de roupa.

Assim, durante aquele momento, aquelas lojas tornam-se concorrentes.

3. Acompanhe Sua Concorrência de Perto!

Depois de aprender sobre os diferentes tipos de concorrência e como analisá-los mais a fundo, chegou o momento de usar essas informações a seu favor.

Quanto mais consciência você tem sobre a sua concorrência, mais fácil fica de analisar sua própria empresa e reconhecer seus pontos fortes e fracos, evitando futuros possíveis erros.

A análise de mercado também te ajuda a definir com mais clareza o propósito e os valores da sua marca, o que permite a criação de uma estratégia muito mais assertiva e aprofundada para os diferentes tipos de personas que você tem e compartilha com cada concorrente.

4. Como a Mentoria Pode te Ajudar Com a Concorrência

Às vezes, pode não ser tão fácil mapear todos os concorrentes, ou identificar se algum concorrente é direto ou indireto, ou em qual categoria do modelo de análise ele se encaixa.

Independente do problema, uma ótima solução é buscar a orientação de um mentor experiente no assunto.

Mentores são profissionais que possuem muita experiência e têm a função de orientar e ajudar no que a sua empresa mais precisar, para que você evite potenciais erros e alcance resultados de forma rápida e eficaz.

Para finalizar, lembre-se que um bom e forte posicionamento da marca é essencial para você ganhar mais espaço no mercado, além de ser um recurso poderoso para enfrentar os concorrentes.

A sua empresa precisa saber exatamente onde ela está e qual é o seu diferencial.

E se está com dificuldade nisso ou em qualquer outro tema relacionado à concorrência, você pode agendar uma mentoria com o mentor Alexandre Uehara e saber como aplicar esse conteúdo de uma forma aprofundada e eficiente no seu negócio.

Como Alexandre pode ajudar os negócios?

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