Mentoria e Consultoria: saiba a diferença e qual se aplica melhor aos seus objetivos

Inúmeras são as ações necessárias para o crescimento de uma empresa, inclusive saber ouvir conselhos e feedbacks com a cabeça aberta e muita sede de aprendizado.

Mentoria e consultoria são dois processos que, de maneiras diferentes, facilitam a jornada do empresário em busca de um crescimento acelerado e qualitativo para a empresa, ou até mesmo para a carreira. 

Você sabe a diferença entre mentoria e consultoria? Nessa leitura, vamos te explicar mais a fundo o que é e como funciona cada uma delas e como escolher a melhor alternativa para você aplicar, focando no seu objetivo.

Você vai ler:

  1. O que é consultoria?
  2. O que é mentoria?
  3. Qual o modelo ideal para seu negócio?

O que é consultoria?

Normalmente a Consultoria é feita por uma pessoa ou empresa contratada, que possui a função de analisar as dificuldades e propor soluções de acordo com as metas estipuladas pela empresa.

A relação da consultoria é entre duas empresas: englobando diretores da empresa contratante, possíveis gerentes e funcionários, e, do outro lado, outros consultores da empresa contratada. 

Podendo ser uma relação mais superficial no que tange a experiências individuais, pois normalmente não se aprofundam em um momento de troca de experiências.

Um serviço de consultoria pode ser contratado tanto para ajudar a contornar uma situação problemática, como para contribuir para a manutenção de uma gestão assertiva.

Diferença entre mentoria e consultoria

A função do consultor é detectar problemas, propor soluções, delinear um projeto, auxiliar em sua implementação e analisar os resultados. Porém, em nenhum momento diz respeito a executar as tarefas. A empresa ou profissional de consultoria não irá realizar as tarefas, apenas dar a orientação.

As orientações são relacionadas à resolver as questões da empresa em si, não de seus funcionários.

O que é mentoria?

gif-mentor

Podemos resumir a mentoria como sendo a relação entre alguém com mais experiência profissional em determinada área com alguém com menos experiência. Essa relação é “one-on-one”: mentor e mentorado.

Nesse contato, o profissional mais experiente transmite seu conhecimento em determinada área, determinado pela sua vasta experiência de mercado e resultados acumulados em sua carreira. Ao assumir essa posição, se mostra disposto a repassar seus conhecimentos obtidos ao longo de sua trajetória profissional.

Por ser alguém mais experiente, o mentor consegue entender a fundo a situação particular do mentorado. Partindo disso, compartilha vivências que se relacionem com essa situação e traz orientações relevantes e aplicáveis. 

Portanto, a mentoria trata de métodos que auxiliam um indivíduo a alcançar seus objetivos e metas, em busca de melhoria em sua performance individual. Na mentoria, o mentor e o mentorado podem construir juntos o plano de ação e as possíveis soluções.

Para entender a fundo o que é e como funciona uma mentoria, por que ela é uma excelente ferramenta de desenvolvimento de carreira e como tirar o melhor proveito da relação com um mentor, temos um guia completo sobre o que você precisa saber antes de contratar uma sessão

img-call-mentoring

Qual modelo é o ideal para o seu negócio?

Depende muito do objetivo que você quer atingir!

Você quer um acompanhamento para o seu negócio como um todo, podendo ter a participação de outros funcionários ou você quer superar os seus desafios individuais, tendo uma personalização para a sua carreira?

O mentor, com sua vivência de mercado, aconselha, escuta, faz as perguntas certas e tem uma relação muito transparente e baseada em confiança com o mentorado! 

Além disso, o mentor estabelecerá uma conexão com você e os seus desafios diários. Conseguindo assim, ser mais preciso para resolver pequenos problemas que farão toda diferença na sua performance.

Já na consultoria, o consultor diagnostica os problemas, analisa e identifica oportunidades e entrega soluções práticas, normalmente focadas em um problema específico. 

De qualquer forma, quem deverá executá-las também será o empreendedor, então tudo depende do seu foco! 

Portanto: se você quer um acompanhamento personalizado para você e busca inspiração, conexão e orientação personalizada, onde o mentor acompanhará também os resultados das ações que vocês construírem juntos, a mentoria é pra você!

Já se você prefere um acompanhamento geral para o seu negócio e ter ciência de seus pontos positivos e negativos, baseados em análises de dados e métricas, para ouvir uma solução que resolva determinado problema na sua empresa, a consultoria pode ser uma boa opção!

Onde encontrar um bom mentor?

gif-its-time-ufc

Se você se identificou com a mentoria, o melhor lugar para você encontrar o mentor ideal é aqui na eMentor!

Somos uma plataforma de educação profissional personalizada, focada na troca de experiências através de mentorias, para resolver desafios reais dos mais diversos negócios.

Nós conectamos você aos melhores especialistas do mercado, em busca de melhorar uma skill, superar um desafio, ou ter um acompanhamento a longo prazo. Para isso, contamos com uma rede de mais de 200 mentores, com grande experiência em áreas como marketing, vendas, growth, gestão e outras.

Desde janeiro de 2020, já ajudamos mais de 2.500 pessoas a tomar decisões melhores, aprimorar a mentalidade profissional e impulsionar seus negócios. A melhor parte: por um preço justo e acessível.

Nossos profissionais estão te esperando. E nós estamos ansiosos para ver você decolar como eles!

Clique aqui e conheça nossos mentores.

Gostou? Compartilhe!

eMentor © Todos os direitos reservados.